A tradição e a alegria da Festa Nacional da Uva tomam conta de Vila Cristina e Vila Oliva neste fim de semana. No sábado, 31 de janeiro, e no domingo, 1º, os Jogos Coloniais 2026 mobilizam as comunidades em uma celebração que resgata práticas do cotidiano rural e valoriza os costumes dos imigrantes, unindo gerações em provas que misturam diversão e memória.
As atividades iniciam sempre às 15h30. No sábado, a arena de competições será o campo de futebol de Vila Oliva. Já no domingo, é a vez de Vila Cristina receber os jogos, também no campo de futebol do distrito.
A Rainha Elisa dos Santos Pereira D’Mutti e as Princesas Júlia Dallegrave Scopel e Letícia Comin da Silva, acompanhadas pelas embaixatrizes, devem prestigiar as etapas, incentivando o público e participando das demonstrações das provas.
Ao todo, a comunidade poderá se divertir e competir em 12 modalidades, que incluem:
- Habilidade e agilidade: corrida de trator, corrida de carriola, arremesso de queijo e jogo da panócia (arremesso de espiga de milho).
- Tradição: Fazer bigoli (massa), debulhar milho e amassar a uva com os pés.
- Diversão: "Toma que é de uva", mini 48 e carreto da cucagna.
- Infantis: Chute na mastela e corrida de saco.
Além da integração comunitária, há um forte incentivo solidário: a equipe vencedora da grande final dos Jogos Coloniais será premiada com R$10 mil, valor que será doado a uma escola municipal ou estadual de sua respectiva comunidade.
As inscrições para participar das provas são gratuitas e podem ser feitas diretamente no local, pouco antes do início das competições. Em caso de chuva, o evento será transferido para outra data, informada posteriormente.
As etapas seguem até março, culminando na grande final no dia 07 de março, na Rua Sinimbu. A ação integra a programação oficial da 35ª Festa Nacional da Uva, que ocorre de 19 de fevereiro a 8 de março de 2026, celebrando os 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul.
Os Jogos Coloniais têm o patrocínio de Café Bom Jesus, Orquídea, Sicredi e Supermercados Andreazza, contando também com o apoio de Forno Velho e Sorvelândia.
A 35ª edição da Festa Nacional da Uva é realizada com incentivo da Lei Rouanet do Ministério da Cultura do Brasil e financiada pela Lei Pró-Cultura, da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul. A Festa da Uva 2026 conta com o patrocínio de HDI Seguros, Banrisul, Marcopolo, RandonCorp, Sicredi Pioneira, Sulgás, Supermercados Andreazza, Unimed Serra Gaúcha, Vantajão Atacado, Vero e Sulcorte. O evento tem como apoiadores FSG – Centro Universitário, Fusopar, CSG, Orquídea, Sanmartin, Biglia Advocacia, Eaton, Mebrafe, DRSUL Nissan, Susin Francescutti, Ou, Soprano, BRDE, Agrimar, PHD Guindastes, Global Prime Wood, Guinchos Vanin, Weloze, Dallemole Estruturas Metálicas e Consevitis-RS. A realização da Festa da Uva é da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul e do Ministério da Cultura – Governo Federal – ao lado do povo brasileiro.