Com trilha sonora ao vivo e elenco artístico ampliado, o espetáculo será encenado em sete noites de programação

Na manhã desta terça-feira, 27 de janeiro, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc apresentou oficialmente o Espetáculo Som & Luz - Edição Oblívio, que integrará a programação da Festa Nacional da Uva 2026. Com sete apresentações previstas, a nova montagem propõe uma jornada sensorial e histórica pela identidade do território gaúcho, com destaque especial para a memória cultural da Serra Gaúcha.

O nome da edição, Oblívio, remete ao estado de esquecimento. O espetáculo propõe justamente o resgate das lembranças que o tempo apaga, utilizando o fogo como o grande agente dessa memória. Segundo Carina Monteiro, coordenadora de cultura do Sesc, a mudança em relação aos anos anteriores é conceitual: “Em 2024 o fogo foi presença, em 2026 ele será transformação”, define.

A diretora artística, Zica Stockmans, explica que essa chama guia uma história que vai além da colonização. "O SESC nos desafiou a trazer novas camadas. O espetáculo começa nos povos originários e segue até a chegada do imigrante. O fogo reaviva nossa memória coletiva, tirando-a do oblívio", afirma Zica.

A edição 2026 traz uma estrutura robusta: 45 artistas em cena e mais de 100 profissionais nos bastidores. Um dos principais diferenciais é a trilha sonora executada ao vivo, que intensifica a emoção da dança e da cenografia. Reforçando o compromisso social do Sesc e da Festa da Uva com a comunidade, os ingressos estarão disponíveis entre R$5,00 e R$20,00, e a produção garante plena acessibilidade ao público.

Para o presidente da Comissão Comunitária da Festa da Uva, Fernando Bertotto, a parceria com o Sesc é sinônimo de inovação. “Foi um sucesso em 2024 e será em 2026. O Sesc sabe exatamente como oferecer uma visão ampliada e profunda da nossa cultura através de um espetáculo encantador”, destaca.

As apresentações ocorrem nos dias 22, 23 e 24 de fevereiro e 02, 03, 04 e 05 de março. Quatro das sete datas caem em segundas-feiras, permitindo que o público aproveite o espetáculo nos dias em que a entrada para o parque da Festa da Uva é gratuita.

O Espetáculo Som & Luz - Edição Oblívio é apresentado pelo Sistema Fecomércio Sesc Senac IFEP e Sindicatos empresariais em parceria com a Comissão Comunitária da Festa e conta com o apoio do Sindilojas Caxias.

 

Sobre a Festa Nacional da Uva

A 35ª edição da Festa Nacional da Uva será realizada entre os dias 19 de fevereiro e 8 de março de 2026, em Caxias do Sul (RS). Celebrando a cultura, a gastronomia e as tradições da imigração italiana, a Festa é um dos maiores eventos comunitários do Brasil.

O tema dessa edição é “Fruto de um sonho imigrante”, em homenagem aos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, destacando ainda os 135 anos de emancipação de Caxias do Sul e os 95 anos da própria Festa. Criada em 1931, a Festa Nacional da Uva é um símbolo da força e da identidade da Serra Gaúcha. Mais do que uma celebração da colheita, ela é feita por pessoas e para pessoas — unindo gerações em torno de um legado cultural que atravessa décadas.

A 35ª edição da Festa da Uva é realizada por meio da Lei Pró-Cultura, da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul. A Festa da Uva 2026 conta com o patrocínio de HDI Seguros, Banrisul, Marcopolo, RandonCorp, Sicredi Pioneira, Sulgás, Supermercados Andreazza, Unimed Serra Gaúcha, Vantajão Atacado, Vero e Sulcorte. E tem como apoiadores: FSG – Centro Universitário, Fusopar, CSG, Orquídea, Sanmartin, Biglia  Advocacia, Eaton, Mebrafe, DRSUL Nissan, Susin Francescutti, Ou, Soprano, BRDE, Agrimar, PHD Guindastes, Global Prime Wood, Guinchos Vanin, Weloze, Dallemole Estruturas Metálicas e Consevitis-RS.

Realização: Festa da Uva, Prefeitura Municipal de Caxias do Sul e Ministério da Cultura — Governo do Brasil — Do lado do povo brasileiro.