Além das delícias gastronômicas, a edição de 2024 conta com pipas de madeira servindo bebidas e palco aberto aos artistas locais

Uma das principais atrações da 34ª Festa Nacional da Uva é a Vila dos Distritos. O espaço de aproximadamente mil m² reúne representantes dos distritos caxienses de Criúva, Fazenda Souza, Santa Lúcia do Piaí, Vila Cristina, Vila Oliva e Vila Seca, e das quatro regiões administrativas do município, Ana Rech, Desvio Rizzo, Forqueta e Galópolis. 

Entre as atividades, além das casinhas com produtos e artesanatos de cada localidade, também está o Bodegão. Com um grande balcão, lembrando aqueles que antigamente eram – e alguns ainda resistem – encontrados das comunidades, são comercializadas delícias da culinária típica italiana, como pão feito na hora em um grande fogão a lenha, entre outros produtos coloniais, como salame, queijo e uvada, entre outros. 

Essa edição da Vila dos Distritos tem como coordenador geral Sandro Camargo, subprefeito de Vila Seca. Ele aponta que, ainda no fogão campeiro, é feita polenta brustolada com salame e queijo, que é sucesso em sua comunidade. “A Vila é, realmente, o coração da Festa da Uva, centralizando muitas atividades típicas e tradicionais, sendo uma grande homenagem às nossas colônias”, observa Camargo.

Outra novidade são pipas de madeira servindo vinho e suco de uva, direto de suas torneiras, aos visitantes. Além das atrações gastronômicas, também está à disposição um palco aberto no centro da Vila dos Distritos, onde artistas da região podem se apresentar livremente.

34ª edição da Festa Nacional da Uva segue até 3 de março, no Parque de Eventos da Festa da Uva, em Caxias do Sul (RS). Com o tema Caminhos e Lugares, o evento faz parte das comemorações dos 150 anos da chegada dos italianos à Serra Gaúcha.