Novo layout prioriza acessibilidade, conforto e valorização dos expositores

 

A nova edição da Festa da Uva, que ocorre de 19 de fevereiro a 8 de março de 2026, no Parque de Eventos Mário Bernardino Ramos, prevê reunir cerca de 400 expositores dos segmentos de indústria, comércio e serviços. A expectativa da Comissão é arrecadar R$ 2,5 milhões com a comercialização dos estandes, recursos que serão aplicados diretamente na organização do evento.

Os detalhes foram apresentados em coletiva à imprensa, na manhã desta quarta-feira (15), no Travel Inn Hotels Caxias do Sul. A comercialização dos espaços foi iniciada logo após o encontro, com prioridade para os expositores parceiros das últimas edições da Festa e, na sequência, aos demais interessados.

O presidente da Festa, Fernando Bertotto, destaca que a venda de estandes representa uma importante oportunidade de negócios e visibilidade. “Os expositores participam de uma das maiores festas e feiras do Brasil, que deve atrair cerca de 700 mil visitantes. Durante os 18 dias de evento, terão a chance de mostrar seus produtos e fortalecer suas marcas diante de um público diverso, num dos principais eventos comunitários do país”, afirma.

Para a edição de 2026, o projeto arquitetônico da área de exposições foi totalmente redesenhado, com foco em acessibilidade, bem-estar e modernidade, sem abrir mão das tradições e da identidade cultural que marcam a Festa.

Segundo o arquiteto Geraldo Lewis, da Arqfeiras, responsável pela nova concepção, o espaço foi pensado para melhorar o fluxo de circulação e a experiência do visitante. Com ampla experiência em projetos para grandes feiras e eventos, Lewis assina layouts de exposições como a Mercopar e a Feira do Empreendedor, em São Paulo. “O novo modelo reduz deslocamentos desnecessários, amplia as avenidas internas e cria ambientes mais acolhedores. Todos os setores contarão com elementos visuais que reforçam a identidade da Festa da Uva, tornando a visita mais imersiva e agradável”, explica.

O projeto também prevê setorização funcional dos espaços. A grande novidade é que os espaços terão áreas temáticas com portais que identificam cada segmento e espaços internos de ativação e exposição de novidades. Mais de 50 áreas de descanso e convivência foram planejadas para integrar visitantes e expositores, promovendo conforto e praticidade na circulação. “Com corredores amplos e uma planta organizada por setores, o público consegue localizar facilmente cada área, enquanto os expositores têm mais visibilidade e oportunidades de negócios”, acrescenta Bertotto.

No Centro de Eventos, haverá a Exposição de Uvas, patrocinadores, entidades governamentais, inovação, indústria e serviços com estandes próprios ou diferenciados.

O Pavilhão 1 englobará a agroindústria, agricultura familiar, um espaço de moda, com o nome Tendenza, e um espaço para alimentação, com vinícolas e gastronomia. Ainda, terá brinquedos infláveis para as crianças.

No Pavilhão 2, haverá a Vila dos Distritos, expositores de artesanato, Feira Multissetorial, Museu do Video Game e a segunda Praça de Alimentação.

Com ênfase nos princípios de acessibilidade universal, fluidez e sustentabilidade, o novo conceito busca unir tradição e modernidade. “É um desafio equilibrar o respeito à história da Festa com a incorporação de soluções contemporâneas, mas essa integração é essencial para que o evento continue evoluindo e encantando o público”, destaca Lewis.

De acordo com a Comissão Comunitária da Festa, o metro quadrado de espaço será comercializado a partir de R$ 650, podendo chegar a R$ 850 dependendo da localização do estande. Já os espaços com montagem inclusa variam de R$ 650 a R$ 2.400 o m², conforme o tipo de estrutura e localização.

A diretora-executiva da Comissão Comunitária, Carla Pezzi, explica que o processo de comercialização segue um cronograma específico e com condições diferenciadas. “Em outubro, estamos contatando os expositores que já participaram da Festa da Uva 2024 e da Festa das Colheitas 2025. De 1º a 15 de novembro, a comercialização se volta aos espaços de alimentação desses mesmos parceiros. A partir de 16 de novembro, abriremos para novos expositores. A intenção é concluir as vendas até 31 de dezembro”, explica Carla.

Os expositores que participaram da Festa da Uva 2024 e/ou da Festa das Colheitas 2025 terão 5% de desconto. Também haverá uma condição especial para pagamento à vista. As compras poderão ser parceladas em até quatro vezes, no boleto bancário ou cartão de crédito, com a última parcela até 10 de fevereiro de 2026.

Para Fernando Bertotto, a comercialização dos espaços reforça o papel da Festa como vitrine para o turismo e a economia da Serra Gaúcha. “A Festa da Uva é um evento que movimenta toda a região e destaca a força da nossa indústria, comércio e serviços. É uma celebração da nossa cultura, da nossa gastronomia e da nossa capacidade de acolher bem”, conclui.

 

Equipe de vendas:

Tiago Deliz - (54) 9 9906-5659 ou comercial1@festadauva.com.br