Dias 2 e 3 de março serão as últimas oportunidades de entrada livre antes do encerramento da Festa, no dia 8
A 35ª Festa Nacional da Uva segue até o dia 8 de março e contará com novas datas de acesso gratuito ao Parque de Exposições.
Conforme a programação, a entrada é livre nas segundas e terças-feiras do evento. As próximas oportunidades para visitar a Festa sem custo de ingresso serão nos dias 2 e 3 de março.
Nesses dias, o público poderá circular pelo Parque, conferir as atrações culturais, visitar exposições, espaços temáticos e aproveitar a programação gastronômica e artística que integra o evento.
A iniciativa busca ampliar o acesso da comunidade e incentivar ainda mais a participação do público na Festa Nacional da Uva 2026.
A 35ª edição da Festa Nacional da Uva é realizada com incentivo da Lei Rouanet do Ministério da Cultura do Brasil e financiamento do Pró Cultura Governo do Estado do Rio Grande do Sul. A Festa conta com o patrocínio de HDI Seguros, Banrisul, Marcopolo, RandonCorp, Sicredi Pioneira, Sulgás, Supermercados Andreazza, Vero, Unimed Serra Gaúcha, Vantajão Atacado, Sulcorte, Sebrae, Infraero e Caixa Econômica Federal.
O evento tem como apoiadores: FSG – Centro Universitário, Farmácias São João, Fusopar, CSG, Orquídea, Sanmartin, Biglia Advocacia, Eaton, Mebrafe, DRSUL Nissan, Susin Francescutti, Ou, Soprano, BRDE, Agrimar, PHD Guindastes, Global Prime, Guinchos Vanin, Weloze, Dallemole Estruturas Metálicas e Consevitis-RS. A realização da 35ª Festa Nacional da Uva é da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul e do Ministério da Cultura – Governo Federal – ao lado do povo brasileiro.
Sobre a Festa da Uva
A 35ª edição da Festa Nacional da Uva será realizada entre os dias 19 de fevereiro e 8 de março, em Caxias do Sul (RS). Celebrando a cultura, a gastronomia e as tradições da imigração italiana e das demais etnias que formaram o município, a Festa é um dos maiores eventos comunitários do Brasil.
O tema dessa edição é “Fruto de um sonho imigrante”, em homenagem aos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, destacando ainda os 135 anos de emancipação de Caxias do Sul e os 95 anos da própria Festa. A proposta é reforçar a participação popular como essência do evento, valorizando a diversidade e o sentimento de pertencimento.
Criada em 1931, a Festa Nacional da Uva é um símbolo da força e da identidade da Serra Gaúcha. Mais do que uma celebração da colheita, ela é feita por pessoas e para pessoas — unindo gerações em torno de um legado cultural que atravessa décadas.
Créditos da imagem: Ana Paula Rech