Projeto arquitetônico redesenha espaços e melhora a circulação enquanto ponto de encontro da comunidade
A Festa Nacional da Uva 2026 vai apresentar ao público um novo projeto arquitetônico para o Parque de Eventos Mário Bernardino Ramos. O espaço foi redesenhado para oferecer mais conforto, melhor circulação e uma experiência mais acolhedora para visitantes de todas as idades, reforçando o Parque como um dos grandes atrativos da Festa e um local de convivência durante todo o evento, que será realizado de 19 de fevereiro a 8 de março.
Inspirado nos princípios de acessibilidade, bem-estar e modernidade, o novo layout preserva a identidade cultural e as tradições do evento, ao mesmo tempo em que incorpora soluções contemporâneas. A proposta busca reduzir deslocamentos desnecessários, ampliar avenidas internas e criar ambientes mais intuitivos, organizados e agradáveis, permitindo que o visitante aproveite melhor cada espaço do Parque.
Segundo o arquiteto da Festa Nacional da Uva, Geraldo Lewis, a concepção parte da ideia de uma Festa mais fluida e imersiva. “Todos os setores foram pensados para reforçar a identidade da Festa, com ambientações que acompanham o visitante durante todo o percurso. O objetivo é que o público se sinta confortável, orientado e convidado a permanecer mais tempo nos espaços”, explica o responsável pelo projeto.
Ambientes organizados e experiências para todos os públicos
A organização do Parque prioriza a setorização funcional, facilitando a localização dos espaços e valorizando tanto a experiência do público quanto a visibilidade dos expositores. Portais identificam as áreas temáticas e ajudam a orientar a circulação, enquanto mais de 50 áreas de descanso e convivência estão distribuídas ao longo do percurso, promovendo pausas, encontros e integração entre visitantes.
No Centro de Eventos, o público encontrará a Exposição de Uvas, áreas de inovação e tecnologia, estandes institucionais, indústria e serviços, além de cafés estrategicamente posicionados para ampliar o conforto durante a visita. Um dos destaques é o espaço dedicado à tecnologia e inovação, com linguagem visual mais jovem, arena multiuso para palestras e ativações interativas, além da presença de startups.
O Pavilhão 1 reúne agricultura familiar, agroindústria e o espaço Tendenza (voltado à moda e comportamento), além de vinícolas, restaurantes e uma praça de alimentação integrada. Um mini palco central recebe atrações culturais mais intimistas, enquanto áreas externas abrigam brinquedos infláveis e espaços pensados especialmente para crianças e famílias.
Já o Pavilhão 2 concentra a Feira Multissetorial, artesanato, exposições culturais, a Vila dos Distritos e a principal praça de alimentação da Festa, organizada de forma aberta, com estandes ao redor e ampla área central de circulação. O espaço também abriga o palco de apresentações regionais e locais, além de áreas instagramáveis, como o Palácio das Uvas, que remete a um parreiral e valoriza a paisagem da cidade como pano de fundo.
Parque como local de vivência comunitária
O novo ambiente foi pensado como um grande espaço de encontro da comunidade. A integração entre cultura, lazer, gastronomia e convivência aparece em cada detalhe do projeto, desde os pórticos de entrada até os lounges espalhados pelos pavilhões, todos conectados por uma circulação mais fluida e acolhedora.
De acordo com Fernando Bertotto, presidente da Comissão Comunitária da Festa, com atenção especial à acessibilidade universal, sustentabilidade e conforto, o redesenho do Parque reforça o papel da Festa da Uva como um evento que evolui sem perder suas raízes. “A proposta é convidar o público a viver o Parque, circular com tranquilidade, descobrir novos espaços e criar memórias em um ambiente que celebra tradição, inovação e convivência”, observa.
A 35ª edição da Festa Nacional da Uva é realizada com incentivo da Lei Rouanet do Ministério da Cultura do Brasil e financiada pela Lei Pró-Cultura, da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul. A Festa da Uva 2026 conta com o patrocínio de HDI Seguros, Banrisul, Marcopolo, RandonCorp, Sicredi Pioneira, Sulgás, Supermercados Andreazza, Unimed Serra Gaúcha, Vantajão Atacado, Vero e Sulcorte. O evento tem como apoiadores FSG – Centro Universitário, Fusopar, CSG, Orquídea, Sanmartin, Biglia Advocacia, Eaton, Mebrafe, DRSUL Nissan, Susin Francescutti, Ou, Soprano, BRDE, Agrimar, PHD Guindastes, Global Prime Wood, Guinchos Vanin, Weloze, Dallemole Estruturas Metálicas e Consevitis-RS. A realização da Festa da Uva é da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul e do Ministério da Cultura – Governo Federal – ao lado do povo brasileiro.