Sessão solene reconheceu a trajetória da Festa da Uva e sua contribuição para a cultura, a imigração italiana e o desenvolvimento de Caxias do Sul

A Festa da Uva foi homenageada pelo Parlamento caxiense com o Prêmio Caxias do Sul nesta quarta-feira (25), distinção concedida a pessoas, entidades ou localidades que se destacam pelos serviços prestados à comunidade nos mais diversos campos de atuação.

A homenagem reconhece os 95 anos de história da Festa da Uva, evento que integra a identidade cultural, econômica e turística de Caxias do Sul e da região, consolidando-se como uma das principais celebrações da imigração italiana no Brasil.

O prêmio foi proposto pela Mesa Diretora e entregue na noite de hoje, às 19h, em sessão solene realizada no estande da Câmara de Vereadores na Festa da Uva. Estiveram presentes o prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico; o presidente da Festa da Uva, Fernando Bertotto; o presidente da Câmara de Vereadores e vice-presidente da Festa da Uva, Wagner Petrini; os vereadores Calebe Garbin, Lucas Caregnato, José D’Ambros, Claudio Libardi e Edson da Rosa; e as embaixatrizes da Festa da Uva 2026.

Segundo o presidente da Câmara de Vereadores, Wagner Petrini, “Entregar o Prêmio Caxias é nada mais nada menos do que valorizar a nossa cultura, a nossa imigração e todos que já trabalharam pela Festa da Uva”.

O parlamentar destacou que os 95 anos da Festa da Uva evidenciam o trabalho do agricultor, a força da cultura italiana, a agroindústria e a grandeza que o evento projeta ao nome de Caxias do Sul.

A Rainha da Festa da Uva, Elisa Mutti, ressaltou que “é uma grande alegria receber o Prêmio Caxias. Esse prêmio é uma forma de reconhecimento aos 95 anos de história e a Câmara faz parte dessa trajetória, por isso é uma honra”.

Para o presidente da Festa da Uva, Fernando Bertotto, a relevância do evento está na valorização da identidade local. “O que faz a festa permanecer viva é mostrar a nossa essência e a nossa cultura italiana, evidenciar os costumes, seja no parque de exposições, nos desfiles de carros alegóricos e também apresentar o que temos de melhor, como os shows, a gastronomia e a nossa maneira de receber.”

Criada em 1931, a Festa da Uva nasceu da iniciativa de agricultores e lideranças comunitárias para valorizar a produção local e celebrar a cultura dos imigrantes italianos. Ao longo das décadas, o evento ampliou seu alcance, tornando-se um importante vetor de desenvolvimento turístico, cultural e econômico para Caxias do Sul e para a Serra Gaúcha.

A 35ª edição da Festa Nacional da Uva é realizada com incentivo da Lei Rouanet do Ministério da Cultura do Brasil e financiada pela Lei Pró-Cultura, da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul. A Festa da Uva 2026 conta com o patrocínio de HDI Seguros, Banrisul, Marcopolo, Randoncorp, Sicredi Pioneira, Sulgás, Supermercados Andreazza, Unimed Serra Gaúcha, Vantajão Atacado, Vero e Sul Corte. O evento tem como apoiadores FSG Centro Universitário, Fusopar, CSG, Orquídea, Sanmartin, Biglia Advocacia, Eaton, Mebrafe, DRSUL Nissan, Susin Francescutti, Ou, Soprano, BRDE, Agrimar, PHD Guindastes, Global Prime Wood, Guinchos Vanin, Weloze, Dallemole Estruturas Metálicas e Consevitis-RS. A realização da Festa da Uva é da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul e do Ministério da Cultura – Governo Federal – ao lado do povo brasileiro.

Sobre a Festa da Uva

A 35ª edição da Festa Nacional da Uva será realizada entre os dias 19 de fevereiro e 8 de março, em Caxias do Sul (RS). Celebrando a cultura, a gastronomia e as tradições da imigração italiana e das demais etnias que formaram o município. A Festa é um dos maiores eventos comunitários do Brasil.

O tema dessa edição é “Fruto de um sonho imigrante”, em homenagem aos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, destacando ainda os 135 anos de emancipação de Caxias do Sul e os 95 anos da própria Festa. A proposta é reforçar a participação popular como essência do evento, valorizando a diversidade e o sentimento de pertencimento.

Criada em 1931, a Festa Nacional da Uva é um símbolo da força e da identidade da Serra Gaúcha. Mais do que uma celebração da colheita, ela é feita por pessoas e para pessoas — unindo gerações em torno de um legado cultural que atravessa décadas.

Créditos da imagem: Natalia Paulo