Noite Italiana foi marcada pela entrega oficial das faixas e tiaras, e revelou novo traje das vindimadoras

As 12 candidatas ao título de Rainha e princesas da Festa da Uva 2026 receberam neste sábado (5), na Noite Italiana das Embaixatrizes, em Caxias do Sul, as tiaras e as faixas de embaixatrizes do evento. Os adereços, criados especialmente para as jovens, foram entregues pelas embaixatrizes da Festa da Uva 2024. 

O presidente da Comissão Comunitária da Festa Nacional da Uva, Fernando Bertotto, deu boas-vindas ao público, destacando a importância da cerimônia e o início de um novo ciclo rumo à Festa. “Quando fizemos uma Festa da Uva, a fizemos de coração, com o apoio de empresas, autoridades políticas, imprensa. Com o apoio de toda a população caxiense, de todos vocês que estão aqui (presentes na Noite Italiana). Isso vai ser consolidado daqui a 228 dias, quando começaremos a Festa da Uva 2026. Vamos contar mais um episódio da história do evento, que iniciou em 1931”, completou. 

Em seguida, o vice-prefeito de Caxias do Sul, Edson Néspolo, destacou a importância da participação comunitária para o sucesso do evento. “A Festa da Uva é fruto do espírito comunitário, de todos participarem e se doarem um pouco em suas áreas. Vamos trilhar, lado a lado, um caminho sólido para a Festa, lembrando que ela é maior do que nós e do que os desejos pessoais. Precisamos preservar uma história de 95 anos”, disse. 

A Rainha da Festa da Uva 2024, Lizandra Mello Chinali, e as princesas Eduarda Ruzzarin Menezes e Letícia de Carvalho, também estiveram presentes. Durante os discursos, o trio destacou a importância da união entre as jovens, como forma de celebrar a cultura, honrar as tradições herdadas dos imigrantes e representar os sonhos do povo caxiense.

Novo traje das vindimadoras, tiaras e mais.

A emoção tomou conta do ambiente ao longo da noite, que foi repleta de celebração e forte valorização das raízes culturais. Também foi momento de apresentar à comunidade o novo traje das vindimadoras, figura tradicional da Festa. O conceito da vestimenta foi sugestão da subcomissão de Estilo da Festa, formada por Tatiana Totel Mohr, Eloisa Passos Dahmer, Ronya Souto e liderada por Elisa Kuver, que convidou a estilista Vivian Boff para idealizar e confeccionar os trajes. “Pensamos em uma peça versátil, confortável e com silhueta marcante para as embaixatrizes. Que elas encantem e levem a Festa da Uva por muitos lugares. Sinto uma imensa alegria em fazer parte dessa história. Como filha de vitivinicultores, quando criança, acompanhava quando meu pai ia expor as uvas para a abertura da Festa da Uva, e agora celebro um novo capítulo repleto de boas memórias”, afirmou Vivian. 

A paleta de cores do traje contempla tons que remetem ao setor vitivinícola: o terracota simboliza o solo fértil, o verde representa as folhas dos parreirais e o bordô homenageia as uvas e os vinhos da região. Os tecidos escolhidos foram a zibeline, o crepe georgette pesado e o cetim toque de seda. 

O vestido das vindimadoras resgata elementos da indumentária das mulheres rurais italianas, como o uso de colete e lenço sobre a blusa, prática comum tanto em dias de trabalho como nas festas. “Por esse motivo, o lenço tornou-se a peça característica da veste dessas mulheres e de suas descendentes”, explicou Vivian. 

Então, para essa edição, de forma inédita, as vindimadoras receberam lenços toque de seda para compor o look. A peça conta com estampa exclusiva elaborada pelo artista plástico e professor Sergio Lopes, e poderá ser usada de diversas formas, sempre enaltecendo a beleza do traje.

De acordo com Lopes, a peça representa mais que um acessório, pois carrega em sua superfície toda a saga da colonização italiana. “É uma poesia que se vê e se toca. Nela, traduzimos a delicadeza da mulher italiana, o trabalho, a fé e a memória que atravessa gerações. O lenço representa a força feminina que construiu a nossa história”, pontuou.

Segundo ele, o querubim representa a religiosidade intensa dos antepassados, enquanto o símbolo da Festa da Uva celebra a colheita, o trabalho e a esperança. “O fruto da videira surge ora pleno e colorido, ora apenas esboçado, sugerindo que nada estava pronto: tudo foi semeado, cultivado, construído com esforço e fé. Um pequeno pássaro entoa o anúncio das boas novas e as flores evocam a delicadeza da presença feminina. Já o singelo laço azul remete aos ornamentos — pequenos gestos de beleza que, mesmo em tempos difíceis, nunca foram deixados de lado. Suas bordas reafirmam a força da contemporaneidade sem jamais esquecer as raízes do passado”, detalhou. 

Outro destaque do visual é o pingente banhado a ouro com aplicações em pérola, formando um delicado cacho de uva. A joia foi desenvolvida em parceria com o empresário Willian Vieira, diretor da Metais Wizeto.

As tiaras das embaixatrizes foram inspiradas em releituras de edições passadas, em especial da Festa da Uva 2002, e teve a curadoria das integrantes da Comissão Social Adriana Bacchi Corso Betiolo, Ana Claudia Andreazza, Eliana Buffon, Fabiana Venturin e Letícia Mazzocchi, sob a supervisão da Diretora Social, Paula Viezzer. “As tiaras foram criadas para unir tradição, beleza e funcionalidade, não apenas adornando, mas também homenageando a essência de nossa história, dando destaque ao símbolo máximo e coração da festa: a uva”, ressaltou Paula.

Música, bom humor e farta gastronomia
O público que prestigiou a Noite Italiana das Embaixatrizes também foi brindado com as bem-humoradas apresentações de Ivangélica e Neno Bépin. O Grupo Felice Persone animou o evento com canções tipicamente italianas, assim como o espetáculo “La Nostra Festa”, com direção de Acácio Camargo, que enalteceu o folclore e a cultura herdada dos imigrantes italianos.

A gastronomia esteve presente por meio de dezenas de delícias, como o galeto, a polenta e o sagu. Vinhos e sucos de uva de 12 vinícolas caxienses foram servidos ao longo da noite.

Próximas ações
Agora, as 12 candidatas seguem como embaixatrizes em uma nova etapa de agendas representando oficialmente a Festa Nacional da Uva 2026, até a escolha da Rainha e das princesas, que será realizada na noite de 23 de agosto, no Ginásio do Sesi, em Caxias do Sul. As próximas atividades da programação do pré-concurso incluem a apresentação da coroa, do tema da Festa e do cartaz oficial do evento, entre outras.

A 35ª Festa Nacional da Uva ocorrerá de 19 de fevereiro a 8 de março de 2026, em Caxias do Sul, com patrocínio de Global Prime Wood e Biglia Advocacia. O pré-concurso, que segue até dia 23 de agosto, tem a Saltur Viagens e Turismo como patrocinadora.

Já a Noite Italiana das Embaixatrizes conta com o apoio de RodOil Combustíveis, Aero Audiovisual, Akácio Camargo, Biamar Malhas, Carême Café, Dallas Home & Decor, Empresária, apresentadora e influencer Ale Vergani, Gida Malhas, Grupo de Filó Felice Persone, Izabel Peteffi Basso, Malise Malhas e Confecções, Mecânica Lemouve, Móveis Dallas, Pimentel & Baltazar Advogados Associados, Re(viva) - Cobertura RealTime, Tulipa Restaurante, Vinícola Casa Motter, Vinícola Dom Dionysius, Vinícola Don Affonso, Vinícola Famiglia Vino, Vinícola Família Longo, Vinícola Grutinha, Vinícola Pagliosa, Vinícola Rossato, Vinícola Santini, Vinícola Tonella, Vinícola Waldemar Milani - Vinhos Emoção e Vinícola Zanrosso. Entre os patrocinadores e apoiadores responsáveis pelos trajes das vindimadoras, estão Vivian Boff, Sérgio Lopes, Pellin Pijamas, Lojas Magnabosco, Brisa Calçados, Louise Semi Jóias e Metais Wizeto. 

Quem são as 12 embaixatrizes da Festa Nacional da Uva 2026
Caroline Stefan, biomédica, 23 anos. Entidade: Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (Simecs)

Eduarda de Campos Brinker, estudante de Medicina, 20 anos. Entidades: ARM&FÜR Alfaiataria, Efficace Elevadores e Home&Tech

Elisa dos Santos Pereira D'Mutti, estudante de Direito, 19 anos. Entidades: Sociedade Esportiva e Recreativa Caxias do Sul (SER Caxias) e Vinhedos Papeis

Évelen Gonzaga de Morais, estudante, 22 anos. Entidades: Barbosa Interiores e CMP Advocacia

Jenifer de Lima Silva, cirurgiã-dentista, 25 anos. Entidade: San Pietro Cidadania Italiana

Jovana Ecker Varela, estudante, 26 anos. Entidades: Vinhedos Seguros, PHD Guindastes e Menegatti Leilões

Júlia Dalegrave Scopel, psicóloga, 25 anos. Entidade: Recreio da Juventude

Júlia Luiza Vacchi, psicóloga, 25 anos. Entidades: Associação Pró-Desenvolvimento de Criúva e o CTG Pousada dos Tropeiros

Letícia Comin da Silva, 27 anos. Entidades: Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sindicato do Comércio Varejista Alimentício (Sindigêneros) e Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas Caxias) 

Maria Antônia Pereira Vicenzi, estudante de Direito, 19 anos. Entidade: OX Cosméticos

Maria Eduarda Rezzadori Martini, estudante de Medicina Veterinária, 20 anos. Entidade: Associação de Amigos de Ana Rech (Samar)

Mariana Lopes Roth, publicitária, 22 anos. Entidade: Esporte Clube Juventude