Público de 15 mil pessoas acompanhou o espetáculo que resgatou a tradição dos filós italianos

 

A Rua Sinimbu transformou-se em um imenso palco de memórias e celebração na noite de quinta-feira (19). Com um público estimado em 15 mil pessoas, a primeira noite de Desfile Cênico da Festa Nacional da Uva 2026 entregou um espetáculo que uniu tradição e a força do voluntariado caxiense.

Sob o enredo que resgatou a história dos filós italianos, o desfile transportou os espectadores para o interior das colônias, celebrando a partilha, o canto e o trabalho árduo dos imigrantes. A narrativa foi conduzida por cerca de 1.200 figurantes e contou com o apoio fundamental de 400 voluntários, que garantiram a harmonia de cada ala.

A diversidade da região foi o grande destaque, com a participação ativa dos distritos e regiões administrativas, além de grupos artísticos locais. O asfalto da Sinimbu também deu passagem à realeza da região, com carros trazendo a rainha Elisa D’Mutti e as princesas Julia Dallegrave e Letícia Comin, agricultores e representantes de diversas celebrações do interior, reforçando o laço de união entre a cidade e o campo.

Pelo segundo ano consecutivo, a Festa da Uva reafirmou seu compromisso com a democratização da cultura. O evento contou com serviços de audiodescrição e tradução em Libras, permitindo que pessoas com deficiência acompanhassem cada detalhe da narrativa e das coreografias, garantindo uma experiência sensorial completa para todos.

O encantamento era visível nos olhos de quem assistia. Para os espectadores o desfile superou as expectativas: “Foi encantador. Estávamos todos ansiosos por essa noite,  mas principalmente as crianças; elas esperavam muito por esse momento. Ver os carros passando e toda a história de Caxias sendo contada traz um orgulho imenso de ser daqui. É uma magia que renova a nossa alegria”, comentou uma moradora.

Os Desfiles Cênicos da Festa Nacional da Uva 2026 seguem com datas programadas para os próximos dias: 22 e 26 de fevereiro e, 01, 05 e 08 de março, sempre com início às 20h às quintas-feiras e 16h aos domingos.

A 35ª edição da Festa Nacional da Uva é realizada com incentivo da Lei Rouanet do Ministério da Cultura do Brasil e financiada pela Lei Pró-Cultura, da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul. A Festa da Uva 2026 conta com o patrocínio de HDI Seguros, Banrisul, Marcopolo, Randoncorp, Sicredi Pioneira, Sulgás, Supermercados Andreazza, Unimed Serra Gaúcha, Vantajão Atacado, Vero e Sul Corte. O evento tem como apoiadores FSG Centro Universitário, Fusopar, CSG, Orquídea, Sanmartin, Biglia Advocacia, Eaton, Mebrafe, DRSUL Nissan, Susin Francescutti, Ou, Soprano, BRDE, Agrimar, PHD Guindastes, Global Prime Wood, Guinchos Vanin, Weloze, Dallemole Estruturas Metálicas e Consevitis-RS. A realização da Festa da Uva é da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul e do Ministério da Cultura – Governo Federal – ao lado do povo brasileiro.

 

Crédito da foto: Julio Soares