Evento itinerante tem como base lei municipal e neste ano será realizado em São Gotardo de Vila Seca

 

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) promove nesta sexta-feira (06 de fevereiro), às 17h, a 17ª Abertura Oficial da Colheita em Caxias do Sul. O local é a propriedade do agricultor Mário Biondo e família, na Estrada Municipal José Zanette, 149, localidade de São Gotardo de Vila Seca. A Abertura da Colheita é promovida em parceria com o Sindicato Rural e o Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Caxias do Sul.

O evento é itinerante e tem como base a lei municipal n° 6.848 de 14 de julho de 2008, de autoria do ex-vereador Getúlio Demori. O texto da lei institui anualmente, entre 20 de janeiro e 15 de fevereiro, o dia oficial da Abertura da Colheita em Caxias do Sul. Originalmente, referia-se à colheita de uva. Depois, em 2014, recebeu emenda de autoria do ex-vereador Raimundo Bampi, passando a abranger todos os cultivos.

Após a cerimônia será realizada uma colheita simbólica nos parreirais do produtor rural Mário Biondo, que sedia o evento pela primeira vez. A propriedade tem cinco hectares de videiras da variedade bordô, já madura para colheita. A família também cultiva 1,5 hectare da variedade niágara, sob cobertura. “A produção de uva coberta, ou protegida, é uma técnica que envolve o uso de lonas plásticas – plasticultura - sobre as videiras, oferecendo diversos benefícios como garantia de maior qualidade dos frutos e redução de riscos para o produtor”, explica o engenheiro agrônomo da SMAPA, Dalcionei Pazzin.

Em Caxias do Sul, segundo a Emater, a estimativa é que sejam colhidas nesta safra cerca de 75 mil toneladas de uva nos 3,7 mil hectares cultivados no Município. Outros destaques da produção agrícola caxiense são maçã, tomate, frutas de caroço (como pêssego e ameixa), citros e diversas hortaliças. O Município possui 2.750 estabelecimentos rurais ligados à agricultura familiar, o que corresponde a aproximadamente 3,5 mil famílias na atividade.