Casa Memorial Irmãos Bertussi

Criúva

Castelo Lacave

Ana Rech

Epopeia Imigrante

Ana Rech

Grutão dos Índios

Sta. Lúcia do Piaí

Igreja São Pelegrino

La Città

Igreja dos Capuchinhos

La Città

Monumento ao Imigrante

La Città

Museu Ambiência Casa de Pedra

La Città

Museu Municipal

La Città

Ponte do Korff

Criúva

Praça Dante Alighieri

La Città

Cânion do Palanquinho

Criúva

conheça mais

pontos turísticos de Caxias do Sul

Quero viajar para esta Bela Giornada

ATIVIDADES CULTURAIS
FEVEREIRO E MARÇO DE 2019

Divisão de Museus na Festa da Uva 2019
Durante o período de realização da Festa da Uva, todos os museus de Caxias do Sul contarão com uma moldura temática para fotos, para registrar a visita aos espaços de memórias. O objetivo é celebrar momentos de felicidade, oferecer uma experiência única para o público e promover a festa para que ela se torne ainda mais conhecida. Visitas guiadas aos museus podem ser feitas de terça a sexta-feira, das 9h às 17h e, aos sábados, das 11h às 17h. Aos domingos, durante a Festa, todos os museus estarão abertos, das 11h às 17h.


Rodízio dominical de abertura dos Museus
FEVEREIRO
03/02 – Museu Municipal
10/02 – Monumento Nacional ao Imigrante
17/02 - Museu da Uva e do Vinho Primo Slomp
24/02 – TODOS MUSEUS ABERTOS


MARÇO
03/03 – TODOS MUSEUS ABERTOS
05/03 – Memorial Atelier Zambelli (Terça-feira Carnaval)
10/03 – TODOS MUSEUS ABERTOS
17/03 – Museu da Uva e do Vinho Primo Slomp
24/03 – Museu Ambiência Casa de Pedra
31/03 – Museu Municipal

Exposição “Memórias e Literaturas: um olhar sobre a cidade”
Reproduções de 62 capas de livros de autores caxienses compõem uma exposição que abre ao público entre os dias 05 de fevereiroe 10 de março, na Biblioteca Parque Largo da Estação. A mostra “Memórias e Literaturas: um olhar sobre a cidade” ganha sua terceira edição após receber mais de 1,2 mil visitantes enquanto esteve no Museu Municipal, durante a realização da 34ª Feira do Livro de Caxias do Sul. A mostra, que também passou pela Prefeitura de Caxias do Sul, é uma realização da Divisão de Museus em parceria com o Departamento do Livro e da Leitura. A visitação é gratuita e pode ser feita de segunda a sexta feira, das 8h às 17h30, sem fechar ao meio-dia.

Exposição "Antunes e Ordovás: da Cantina ao Centro de Cultura"
A instalação alusiva à história do complexo da antiga Cantina Antunes, com imagens, objetos e áudios, abre ao público no dia 08 de fevereiro, às 19h, na Sala de Exposições do Centro de Cultura Ordovás. O objetivo da mostra é remontar a fundação, auge, declínio e a transformação do prédio no Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho. O espaço faz parte do novo roteiro Cultural de Caxias do Sul e integra a programação da Festa da Uva 2019. A visitação poderá ser conferida até do dia 03 de março, de segunda asexta-feira, das 9h às 22h e, nos finais de semana e feriados, das 16h às 22h. Para grandes grupos e escolas é necessário um agendamento prévio pelo e-mail uniartes@caxias.rs.gov.br. A entrada é gratuita.

Eposição “Parangolé: outras imagens”
A exposição de Jorge Rico abre para visitação no dia 08 de fevereiro, às 19h, na Sala de Exposições do Centro de Cultura Ordovás. O autor apresenta ao público fotografias, mobiles e panos que foram criados a partir de uma performance de dança da artista Amanda Charão que, através de seus movimentos, transmite a ideia de fusão entre corpo e tecido. A mostra poderá ser conferida até do dia 03 de março, de segunda a sexta-feira, das 9h às 22h e, nos finais de semana e feriados, das 16h às 22h. Para grandes grupos e escolas é necessário um agendamento prévio pelo e-mail uniartes@caxias.rs.gov.br. A entrada é gratuita.

Exposição "Bordando Sonhos"
A mostra baseada no livro “Bordando Sonhos”, da autora Neusa Maria Roveda Stimamiglio, resgata acontecimentos históricos do processo imigratório no Brasil e a necessidade de sobrevivência dos imigrantes, principalmente na Região de Colonização Italiana, no Nordeste gaúcho. O vernissage ocorre no dia 07 de fevereiro, a partir das 20h, na Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim. A visitação segue até 01 de março, das 9h às 11h30, e das 14h às 21h.

Orquestra Municipal de Sopros
**Série "CONCERTOS DE VERÃO": tem por objetivo humanizar os espaços públicos em um período tão agradável do ano, que nos permite realizar apresentações ao ar livre. A cultura e o entretenimento proporcionados por meio da música erudita e popular só tendem a qualificar o momento de lazer e descanso do cidadão caxiense e visitantes. Esta série será contemplada com 03 concertos na Temporada 2019:
- 10 de fevereiro: Parque Getúlio Vargas (Macaquinhos), às 17 h
- 17 de fevereiro: Parque Cinquentenário, às 16 h
- 17 de Março: Eco-Parque Jardim Botânico, às 16 h

**Série "PRESENÇA": seguidamente a Orquestra é solicitada para estar presente nas festividades e datas importantes da nossa comunidade. Confira a agenda para a participação da Orquestra na Festa Nacional da Uva:
- 23 de fevereiro, às 16 h: Festa Nacional da Uva
- 02 de março, às 16 h: Festa Nacional da Uva
- 03 de março, às 16 h: Festa Nacional da Uva
- 09 de março, às 16 h: Festa Nacional da Uva

Carnaval 2019
Blocos e agremiações carnavalescas fazem a folia nas ruas de Caxias do Sul durante a Festa da Uva. Algumas vias poderão sofrer bloqueios durante a realização dos eventos. Confira o cronograma:

23 de fevereiro
ESCOLA DE SAMBA ACADÊMICOS DO ARSENAL - 14h – bairro Vale da Esperança – em frente a sede da Escola;

02 de março
CARNAVAL DO LUIZINHO - 15h – Jacob Luchesi, n° 3074, bairro Cohab;
BLOCO DA OVELHA - 12h – Rua Tronca, n° 3483, bairro Rio Branco, e após, concentração na Praça das Feiras, bairro São Pelegrino;

03 e 05 de março
BLOCO DA VELHA – Rua Dom José Barea, entre a rua Andrade Neves e Treze de Maio, bairro Exposição;

09 de março
ESCOLA DE SAMBA FILHOS DE JARDEL - 14h – Fechamento da rua Assis Brasil, esquina Humberto de Campos e Nestor Moreira, bairro Jardelino Ramos;
BLOCO DA FAROFADA – 16h – Praça de Galópolis;

10 de março
ESCOLA DE SAMBA INCRÍVEIS DO RITMO - 15h – Na área verde em frente a Sede da Escola – Rua Luiz Francescutti, n ° 2044, bairro Pioneiro.

Preencha o formulário abaixo e envie seus dados!

Torne-se uma agência parceira

Siga

A festa
da uva

nas redes sociais